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2023O lançamento de Dead by Daylight pode ter sido em 2016, mas ainda é um dos jogos de terror mais populares do mundo. Essa pode ser a razão da transformação para outra forma de mídia, graças ao anúncio do filme homônimo dirigido por James Wan e Jason Blumhouse. O longa em questão é uma de várias adaptações de jogos eletrônicos para as telonas, e parece que não há sinais de que serão as últimas no mundo.
Filmes e séries de TV inspirados em jogos eram, há algum tempo, repudiados pelos fãs e pela crítica, mas elas se tornaram incrivelmente boas — e populares. Com outras tendências do cinema possivelmente entrando em declínio, agora é a hora de vermos se os jogos conseguem prover um material de qualidade. Com isso, eu lhes trago o porquê de termos um possível aumento da frequência de filmes baseados em jogos, como o de Dead by Daylight.
Uma vez odiadas, adaptações de jogos agora são respeitadas.
Por muitos anos, muitas pessoas zombavam das adaptações de videogames, especialmente os fãs do trabalho original. Os projetos eram feitos sem qualquer capricho, falhando em replicar os jogos nos quais foram baseados, ou simplesmente em serem filmes bons. A falta de orçamento fez com que alguns jogos fossem impossíveis de serem adaptados para as telas, e como vários outros, eles não tinham uma narrativa coesa e capaz de gerar uma trama decente. Contudo, conforme os jogos e consoles foram evoluindo, os enredos melhoraram de maneira assombrosa, tornando a transição para as telonas cada vez mais fluida. Até mesmo Hollywood mudou de mentalidade e passou a tratar esse tipo de propriedade intelectual com mais seriedade, resultando em filmes de qualidade superior.
A virada da maré começou em 2019, com o lançamento de Pokémon: Detetive Pikachu. Esse live-action baseado na famosa franquia da Nintendo foi bem recebido pelo público, apesar de muitos pensarem que fazer uma adaptação disso seria impossível. Tivemos alguma coisa similar a isso com Sonic The Hedgehog, com grande destaque ao horripilante design do personagem no primeiro teaser do filme. A ira do público obrigou a Paramount a redesenhar o ouriço mais rápido dos games, fazendo com que Sonic e Sonic 2 se tornassem sucessos de bilheteria.
2021 também foi o ano em que vimos a adaptação dos jogos de Uncharted para os cinemas, refletindo o quão cinematográficos os jogos eram, para princípio de conversa. E agora, essas adaptações chegaram ao seu auge, com a HBO trazendo para a televisão a série The Last of Us, que arrancou aplausos do público e dos críticos, não importando se eram jogadores da franquia ou não. E a bola da vez agora é o filme de Dead by Daylight, o qual será, a passos largos, mais coeso do que todos os filmes de Resident Evil (entendeu agora, Capcom?). Todos esses acontecimentos podem ser um sinal do surgimento de uma nova tendência de sucesso a ser explorada.
Filmes baseados em jogos podem superar os de super-heróis?
Os filmes baseados em quadrinhos dominaram as telonas por mais de uma década, com o Universo Marvel, em particular, sendo um grande caso de sucesso. Muitos ficaram a se perguntar se essa moda um dia passaria, mesmo não dando quaisquer sinais de esgotamento da fórmula. Infelizmente, nada dura para sempre, e parece que o fim está próximo para os fãs de capas e collants de cores vibrantes. O MCU demonstrou sinais de estagnação e prejuízo nas bilheterias, com Homem e Formiga e a Vespa: Quantunmania sendo uma grande decepção tanto na crítica quanto em lucro com os ingressos. O Universo DC, por sua vez, nunca teve uma base sólida, com poucos filmes conseguindo um resultado, no mínimo, satisfatório, e ainda não se sabe se o reboot promovido por James Gunn será a bala de prata que salvará a Warner e a DC de um novo fracasso cinematográfico. Graças aos fatos acima apresentados, existe uma chance de um outro “nicho” assumir o controle.
Videogames têm o potencial para oferecer uma nova fonte de ideias para o cinema, seja para a comédia, ficção científica, fantasia ou para um filme de ação e aventura. No entanto, até mesmo os filmes de super-heróis têm alguns desses elementos como um subgênero. Com isso, eles ainda estariam presos a esse formato, o que pode diminuir o seu apelo e escopo – isso se levarmos em consideração aqueles que já estão fartos de filmes de super-heróis (como é o meu caso). Os jogos, por outro lado, não têm essa fraqueza, o que permite atingir um público mais amplo e variado. Além disso, graças à constante melhora na construção do enredo, a adaptação para as telonas será bem mais fácil. Isto é algo que nem mesmo as HQs possuem, especialmente se o herói em questão não tiver uma trama envolvente e relevante.
Mario, o encanador bigodudo da Nintendo, também terá um novo longa este ano, um que deverá apagar o estigma causado pela sua versão em live-action. Aquele longa de 1993 foi o responsável por sepultar os filmes baseados em jogos na década de 90. E com Dead by Daylight se juntando ao encanador, Pikachu e muitos outros personagens nas telonas, é só uma questão de tempo para que os jogos dominem o cinema do mesmo jeito que fizeram com os nossos controles.
Referências:
The Dead by Daylight Movie Cements Video Game Adaptations as the Next Big Trend
‘Dead by Daylight’ Horror Movie Coming From Blumhouse, Atomic Monster and Behaviour Interactive (EXCLUSIVE)