28
2023Salve, rapaziada! Bom dia, boa tarde, boa noite.
Eternal na área para a cobertura de mais um evento. E, como é de costume, no mês de julho temos o Anime Friends. No entanto, esta edição foi mais que especial porque comemoramos os vinte anos do evento dentro do Centro de Convenções do Anhembi em São Paulo. Por motivos de agenda pessoal, não pude cobrir os eventos do domingo, dia 16 de julho, irei relatar, porém, tudo que presenciei de quinta (13 de julho) até sábado (15 de julho). Ao contrário dos outros anos, tivemos a presença de muitas atrações inéditas no Brasil e outras atrações que simplesmente levaram o público ao delírio durante os quatro dias do maior evento de cultura pop asiática da América Latina.
Antes de começar a falar sobre o que presenciei, devemos dar certo destaque ao local onde o evento aconteceu. A estrutura era tão extensa que foi necessário um dia inteiro para fazer o mapeamento inicial. O Anime Friends estava dividido em sete grandes áreas (Palco Principal, Cosplay Zone, Auditório Ultra, Arena K-Pop, Arena AF 20 Anos, Meet&Greet Lados A e B e o Artist’s Alley), além de uma infinidade de stands, como os da JBC, Panini, New Pop, Tokusatsu.com.br, Akiba Station, entre muitos outros. Também contamos com uma área de Karaokê livre, uma arena de games com os jogos mais recentes do mercado (faltou o The King of Fighters XV, mas tudo bem), um local para treinar baseball, uma arena de Card Games, batalhas medievais e até mesmo um ringue de luta livre, além de uma praça de alimentação com tamanho o suficiente para agradar a todos os gostos.
Mas vamos ao que interessa…
Graças ao fato do primeiro dia de evento ter ingressos gratuitos (através do Ticket360), tivemos uma grande presença de público, principalmente de crianças de férias. Logo no início, eu e Iago Rangeli, do AniBRCast, fomos direto para a sala de Imprensa para saber onde seriam as entrevistas e os horários. E, logo de cara, tive a oportunidade de entrevistar as atrizes Mai Oishi (Esquadrão Relâmpago Changeman), Makoto Sumikawa (Guerreiro Dimensional Spielvan) e Kiyomi Tsukada (O Fantástico Jaspion). Não tenho palavras para descrever como foi a experiência de estar diante de três importantes atrizes do mundo do Tokusatsu demonstrando toda sua simpatia e carisma. Mal saímos de lá e fui acompanhar ao menos uma parte do show da Banda Okami, uma banda que conheci no Alma Tokusatsu em 2019. Além disso, pude curtir a apresentação do AnisonLab, o duo composto por Lucas Araújo e o icônico Ricardo Cruz.
Passei uma boa parte do dia com os meus amigos do stand Tokusatsu.com.br, onde conheci Gustavo Iracema, mais conhecido pela alcunha de GUSTAVAUM, um fansubber de longa data e com grande reputação na comunidade de Tokusatsu aqui no Brasil, além da equipe do stand: Giuliano, Danny, Luka, Volney, entre outros companheiros. Aproveito para fazer menções especiais ao Adriano do canal SupaHiro, Maurício Guarche do Resistência Tokusatsu, o fotógrafo Eduardo Yaname, o Videomaker Makino Yukio e o digníssimo Alex Rangel do grupo Ministros do Riso.
Ainda neste mesmo dia, pude encontrar com vários amigos de longa data, como o carioca Rodrigo Pato, Jardel Matos, meu parceiro no U-Rider que estava cobrindo o evento pelo seu canal Otoya M., e a cosplayer Cristina Santos, cosplayer da Change Mermaid.
Além de encontrar com o Will, meu colega de casa da Shock que trabalhava como Staff do evento, pude reencontrar com nada mais nada menos que Marco Ribeiro, o dublador carioca que é a voz de Yusuke Urameshi de YuYu Hakusho.
Mais para o final da tarde tivemos mais uma dose de Tokusatsu, com as meninas em sua palestra ao público, onde tivemos um contato mais direto e informal, seguido pelo painel protagonizado por Takumi Tsutsui (Jiraiya: O Incrível Ninja), Takumi Hashimoto (Jiraiya: O Incrível Ninja, Kyoryu Sentai Zyuranger) e Hiroshi Watari (Detetive Espacial Sharivan, Guerreiro Dimensional Spielvan), onde eles contaram algumas experiências e curiosidades das gravações dos seriados exibidos na época da falecida TV Manchete.
Como última tarefa do dia, acompanhei o show da banda Flow, que fez o público gritar de tanta emoção com um setlist composto por várias canções de animes, incluindo uma versão especial de 20 anos da música “GO!”, uma das aberturas do anime Naruto.
Comparando com o dia anterior, a sexta-feira foi um pouco mais tranquila. Assim que saímos da entrevista com Yumi Matsuzwa na sala das coletivas, pudemos aproveitar para rodar o evento e conhecer os stands com um pouco mais de calma, com menção honrosa ao stand da Editora JBC, o qual tinha uma réplica da moto do filme Akira para tirar fotos. Aproveitei também para jogar um pouquinho dos jogos que estavam disponíveis na arena de games, incluindo o novo Street Fighter VI. Depois de assistir à segunda palestra de Tokustatsu (que tinha tanto as garotas quanto os garotos), descobri o stand de vídeo 360 da Kwai e fiz uma gravação, a qual está disponível no meu instagram (@eternal.vibe).
Para encerrar o dia, fomos conhecer a balada Otaku no Auditório Ultra, com um repertório cheio de músicas de anime e pop coreano. Além disso, trombei com Luigi Carneiro, cantor do YUYU20, e sua família indo dar uma volta através do Anhembi e pude trocar algumas ideias com o CEO da MaruDivision, Juliano Anitelli, fechando meu expediente às 22h.
O terceiro dia por outro lado, foi um pouco mais agitado, por estar voltando para o Rio de Janeiro logo após o evento. Mas foi o dia em que mais trabalhei e me diverti. O dia começou com a coletiva do YUYU20, com a presença ilustre de Luigi Carneiro, Hans Zeh e Gabriela Carneiro, filha de Luigi e que fez sua primeira participação especial cantando “Smile Bomb” durante o show. Fiquei mais centrado na sala de imprensa devido às coletivas com a Triforce do Tokusatsu Takumi Tsutsui, Takumi Hashimoto e Hiroshi Watari, mas a cereja do bolo desse dia, na minha humilde opinião, foi a entrevista com os dubladores Cecília Lemes, Márcia Gomes e Mauro Eduardo. Fora as coletivas, pude acompanhar os shows do YUYU20 e Burnout Syndromes.
Apesar do volume maior de público do evento, pude acompanhar a palestra de Nelson Sato, dono da Sato Company, além de rever outros conhecidos de longa data, como Igor Rangel do canal HenshinRio, Bone Lopes do Resistência Tokusatsu, os cosplayers André Rigueto e Ina Serra (devidamente caracterizados de Jaspion e Anri), e, por último, mas não menos importante, a lendária Luisa Roma, a 2B do Rabetão, estreando sua fantasia atualizada. Infelizmente, não pude acompanhar as entrevistas com Wendel Bezerra devido a algumas divergências, além da palestra dele estar com a lotação esgotada. Nesse meio tempo, pude trocar mais uma ideia com o dublador Marco Ribeiro, o qual foi prestigiar os amigos do YUYU20. Resumindo, um dia bem cansativo, mas extremamente produtivo, com direito a mais uns vídeos 360º que estarão no meu perfil pessoal muito em breve.
E esse foi o meu resumo dos meus três dias no Anime Friends. Entre os meus destaques, posso citar as palestras com os atores e atrizes de Tokusatsu e o encontro dos mesmos com seus respectivos dubladores, além do encontro com meu chefão Ricardo Koema.
Adorei a experiência e gostaria de ter ficado para acompanhar o último dia do evento, mas tive que voltar ao Rio de janeiro por motivos de agenda pessoal. No entanto, eu vivi esses três dias com bastante empolgação e espero voltar muito em breve para poder curtir o evento em sua plenitude.
Contudo, existem alguns pontos a serem criticados, como a falta de experiência dos membros da Staff e a falta de informação de alguns deles para ajudar os frequentadores.
Aproveito a oportunidade para agradecer algumas pessoas: Aos interpretes Ana Carolina (Yumi Matsuzawa), Junko Kobayashi (meninas Tokusatsu) e Nilmar Tatsuya (meninos Tokusatsu) que nos salvaram durante as entrevistas e coletivas, aos apresentadores Chibi Martins, Daniel Verna (Kuroda), Brubs Nana e Luh Himura que comandou o palco cosplay, um abraço especial ao Marcelo Del Greco que estava comandando diversas palestras no palco JBC e no Palco Cosplay. Um agradecimento especial ao Juliano por ter me recebido e termos trocado uma longa ideia na sexta-feira, e também ao meu parceiro Iago Rangeli do AniBRCast que me cedeu um lugar para ficar durante os dias de evento e ter sido um grande parceiro de rolê nesses três dias da minha cobertura.
Todas as lives e vídeos gravados no evento estão salvos no nosso instagram (@shockradioweb), além de termos um destaque com todos os Stories feitos por mim e pelo Koema.
Bem, espero poder estar em mais um evento com vocês. Quem sabe um dia a gente se esbarra por aí. Enquanto isso, não deixe de acompanhar o Vibesatsu, todo domingo às 20h, na Shock Rádio Web.
Até a próxima, MAXIMUM DRIVE!!!