jun

6

2023

Em janeiro de 2023, o maior detetive do mundo da ficção, Sherlock Holmes, entrou no status de domínio público. Graças ao vencimento dos direitos autorais do livro The Casebook of Sherlock Holmes, o icônico detetive da Rua Baker 221B se juntou a Drácula, Tarzan e Peter Pan como propriedade pública. Isso significa que ele pode ser escrito e apresentado da maneira que o autor achar melhor. Enquanto Holmes estava ainda com um pé no Copyright, a expiração dos direitos autorais permitia uma maior liberdade nas adaptações, as quais foram já abraçadas pela comunidade na internet. Agora, as redes de tv terão muito mais liberdade para passar as histórias de Sherlock Holmes para as próximas gerações.

O detetive imaginado por Sir Arthur Conan Doyle fez sua primeira aparição na novela Um Estudo em Vermelho, de 1888. Centrado na ciência forense, o elemento mais presente no livro era a amizade entre Sherlock e o narrador John Watson — uma das mais icônicas da história da literatura moderna. Holmes e Watson estrelaram em O Signo dos Quatro e vários outros contos pelas próximas décadas, com o seu último conto publicado em 1927. Desde então, Holmes foi adaptado para qualquer tipo de mídia, mas sempre com algumas restrições impostas pela família de Arthur Conan Doyle.

O domínio público pode ser sinal do quê?

Muitos fãs de Sherlock Holmes aguardavam esperançosos o final do ano passado para a entrada do seu herói no domínio público. O processo relacionado ao filme Enola Holmes impactou negativamente o futuro do personagem. Em 2020, os herdeiros de Doyle processaram os criadores de Enola Holmes por criar uma versão do Sherlock que era mais gentil e respeitoso com as mulheres — alegando que esses traços do personagem só seriam revelados nos dez últimos contos, os quais ainda não estavam sob domínio público. Muitos fãs ficaram irritados com o processo, o qual acabou sendo encerrado com a justificativa de que Holmes já expressava os tais sentimentos antes dos contos citados pela família do autor.

Agora que Sherlock Holmes é considerado domínio público, essas considerações legais não mais importam. As adaptações terão muito mais liberdade para retratar o detetive da maneira que bem entenderem. Um dos pontos abordados no processo — Sherlock ser mais respeitoso com as mulheres — foi facilmente encontrado em O Signo dos Quatro, no trecho no qual ele fala de Mary Morstan (a futura esposa de Watson).

“Penso que é uma das mais encantadoras jovens que já conheci e poderia ter sido extremamente útil num trabalho como o que temos feito. Tem um talento indubitável para esse campo; veja a maneira como conservou aquele mapa de Agra encontrado no meio de todos os outros papéis de seu pai.”

O signo dos Quatro – Arthur conan doyle

Esse típico traço do personagem, que estava ausente em todas as adaptações de O Signo dos Quatro no passado, finalmente será retratada no cinema.

Como Sherlock Holmes poderá melhorar no futuro…

Esse status de domínio público é uma mudança muito importante para o personagem — não só individualmente, como também para o mesmo se adaptar ao mundo atual do entretenimento. Muitas das adaptações na TV e no cinema fizeram esforços astronômicos para assegurar que seus heróis evitassem manifestações de sexismo, homofobia, racismo e quaisquer outras formas de preconceito. A plateia, que está consciente dessas mazelas, certamente abandonariam personagens que apoiam tais atitudes negativas, e adaptar histórias da literatura clássica para o mundo atual requer eliminar qualquer resquício da linguagem discriminatória usada no período vitoriano.

Agora que Holmes está no domínio público, e que as ameaças de processo finalmente acabaram, os futuros filmes e séries de TV estão livres para reimaginar o personagem como uma pessoa do século XXI. Sherlock é um protagonista muito maleável, capaz de ter um retrato diferente para cada geração. Ele precisará evoluir para poder se manter como um herói querido por todos — felizmente, os manuscritos originais tem bastante material para ajudá-lo a alcançar novos fãs. Holmes tem um arco em que é mais gentil com as mulheres e que abandona o jeito ranzinza, como o que nós vemos em Um Escândalo na Boêmia, e esses elementos são dignos de aparecerem nas próximas séries do detetive mais genial do mundo da ficção.

Referências
CBR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *